terça-feira

Descobrindo o prazer de ler


A leitura é um hábito tão prazeroso quanto necessário.

Sabe-se que ler com regularidade é também um pressuposto para se escrever e falar melhor, mas, sobretudo, se dar bem na escola, pois, já esta provado que a familiaridade com o livro facilita – na escola – a apreensão de conteúdo de qualquer disciplina.

Isso para nos atermos ao lado prático, que por si só já deveria despertar a atenção e interesse, senão dos próprios alunos, mas dos pais e dos educadores e não só os de Língua Portuguesa, mas, de qualquer disciplina.

Digo dos pais, porque não só se aprende, ou melhor, se desenvolve o hábito e o prazer de ler na escola. Esse é um hábito maravilhoso que se cultiva, preferencialmente, com os pais na convivência com os filhos muito antes que eles tenham idéia do que significam as letras.

É na leitura acompanhada das imagens dos livros infantis, que se começa a viajar no universo das estórias e da imaginação. É quando se iniciam o gosto e o prazer pela leitura e pela criação. Pela criação, porque todo ato de escrever, de criar textos, passa, inevitavelmente, por essa viagem que começa na mais tenra infância, nas imagens, e continua nos textos propriamente ditos pela vida a fora.

Levar a criança ao setor infantil das livrarias. Deixar que ela mesma escolha os livros – com um mínimo de intervenção e orientação – e acompanhá-la na leitura em casa, com interesse, atenção e, sobretudo, regularidade é onde tudo começa.

Quem não tem o hábito de ler sabe o que significa o sofrimento das exigências de leituras necessárias, que a escola vai progressivamente exigindo até o vestibular e, sobretudo, a universidade onde "o bicho" realmente pega. Isso sem falar nos grandes momentos de prazer que perdeu nessa viagem maravilhosa que nos espera quando abrimos um livro. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!