quinta-feira

Mulheres leem mais que os homens, livros mais lidos e índice de leitura no Brasil, segundo pesquisa

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada este ano, trouxe resultados surpreendentes. Um deles é que as mulheres lêem mais que os homens. Outro muito bom, mesmo, é que o índice de leitura do brasileiro saltou, nos últimos anos, de 2 livros per capta, para surpreendentes 4,7. As crianças, também, são destaques, o que promete dias melhores.

O estudo mostra, também, que o tempo dedicado a leitura é pequeno, perdendo de longe para a TV, computador e outras atividades, embora, o motivo alegado pela maioria para ao fato de não ler ou ler pouco seja a falta de tempo. 

Nesse contexto, as mulheres se destacam com 55% do total de leitores em quase todos os gêneros da literatura e, os homens preferem livros sobre História, Política e Ciências Sociais. 

Ainda, segundo a pesquisa, a Bíblia é o livro mais lido pela população brasileira com 43 milhões de pessoas que afirmam já ter lido, dos quais 45% disseram fazê-lo com freqüência. "O Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato, é o segundo colocado, e o seu autor foi apontado como o escritor mais lido no Brasil. Outros escritores brasileiros completam a lista: Paulo Coelho, Jorge Amado e Machado de Assis. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!