domingo

Leitura nas escolas. Com a palavra os professores

Comentário de uma “leitora”, em enquete da Associação de Leitura do Brasil (ALB) sobre o livro nas escolas, que embora não seja novo pode trazer pontos para refelxão, com a seguinte pergunta: Qual a esfera do ensino de leitura que você julga mais deficiente nas escolas? Você confere clicando aqui.

Tomei a “liberdade” de reproduzir este comentário aqui, pois ele pode ser útil a professores de
Língua Portuguesa e, acho que não estou incorrendo em algo errado ou pouco ético, já que o comentário no site é “aberto”, e estou contribuindo para divulgar a sugestão da autora, e porque não? Do livro.

Jandy Alves Licarião - Não sou contra o computador, mas é necessário racionalizar o seu uso para os adolescentes em geral e particularmente aos estudantes de todos os níveis; digo isto porque quando estudei no SENAI em Taubaté, tive um professor de português - Professor PORTO - que adotou uma metodologia muito boa para fazer com que os alunos adquirissem o gosto pela leitura e assim se beneficiassem de todas as coisas boas, era ela a seguinte: - todas as sextas - feiras a aula de português era na biblioteca do SENAI, cada aluno escolhia um livro (qualquer título) e o lia até o final (em uma ou mais aulas era obrigatória a leitura até o final), emitindo um parecer sobre o conteúdo. Fazia uma relação de palavras desconhecidas, pesquisava sobre elas, discutia no grupo cada estória e o professor comentava cada livro. Esta é uma sugestão, mas é preciso levar a sério.”

Como vê, é um relato que pode servir de referencia para os professores da área, contribuindo para um esforço, que não deve ser só dos professores, para desenvolver o
hábito de leitura nas crianças e adolescentes, de forma adequada e lúdica.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. boo!

    Na próxima terça-feira, dia 17 de março, vamos fazer uma balada pro lançamento do Sistema de Publicidade boo-box e você está na nossa lista de convidados :)

    Teremos atrações maneiríssimas divididas nos dois ambientes da balada: light graffiti, Guitar Hero, batalha de iPods. Leve seu iPod lotado de munição dançante!

    Além da batalha de iPods o som da festa será comandado por um DJ bastante conhecido no Twitter.

    O evento será terça-feira, dia 17 de março, na região da av Paulista (metrô Consolação), às 21h, sua presença é importante!

    Pode, por favor, confirmar sua presença até o fim do dia de hoje?

    Obrigado :)

    pedro@boo-box.com

    ResponderExcluir

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!