sábado

Xadrez, o jogo oculto

Cena do "Ultimo Selo", de Bergman
O Xadrez é um jogo cuja origem se perde no tempo em algum lugar do Oriente. No seu sentido oculto, representa o embate entre dois aspectos do nosso ser – bem e mal ou sombra e luz – e, jogá-lo é exercitar-se nesse jogo interno essencial.

Antes um jogo eleitista, vem sendo cada vez mais ensinado nas escolas como um coadjuvante importante no processo de educação. O jogo otimiza os porcessos mentais e facilita o aprendizado de todas as disciplinas.

Existem muitos programas de Xadrez na Web, a maioria em inglês, e os nacionais são para jogadores mais avançados, em grande parte formada por programas pequenos e, provavelmente, com poucos recursos que permitam maior jogo de cintura para aprendizes ou iniciantes.

Um programa muito bom, o José, maior e mais sofisticado, dá uma “colher de chá” para os neófitos e seu ego de enxadrista não é massacrado tão impiedosamente como ocorre com alguns programas, que não têm nem a opção de nível de dificuldade. Você pode baixar o José, no endereço aqui.

Além de ter – o José – a opção de níveis de dificuldade, tem uma barra de ferramentas cheia de funcionalidades para você descobrir e experimentar. Tem também a opção 3D, comptíveis com o Vista ou Windows 7, mas, se o seu Sistema Operacional é outro, você pode baixar o DirectX 9 que lhe dá essa funcionalidade.

Para quem já sabe jogar é uma oportunidade para resolver o velho problema de encontrar parceiros, e para quem ainda não sabe é só acessar um endereço aqui, onde terá todas as instruções detalhadas para aprender. Daí é só começar e ir em frente.

E você, já sabe jogar xadrez? Confira o programa e dê a sua opinião.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!