domingo

Lygia Fagundes Telles. O que fazer para escrever bem?


O Portal Literal incentiva através das seções "Exercícios Urbanos" e "O poeta indica" novos escritores e poetas. O que fazer para escrever bem?

Lygia Fagundes Telles.
Ler, ler, ler. Escrever, escrever, escrever e rasgar muito. Eu rasguei muito. Sempre falo de Machado de Assis, porque ele é o mistério da escrita. Que mistério tão real, o que é isso? Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro não poderiam ser mais atuais. Escrever é uma vocação. O importante é você descobrir a sua escolha. Às vezes os pais distorcem a vocação. Uma menina deseja ser bailarina e os pais querem que seja escritora. Vocação, vocare em latim, quer dizer chamado. Essa descoberta da vocação é da maior importância. Descobrir a vocação e tentar segui-la, trabalhar nesse sentido. Se você pretende ser dançarina, ou se você quiser ser a Daiane dos Santos, vai ter que trabalhar muito. Vocação é uma coisa tão linda que não desaparece. Você é chamado a seguir aquele caminho e não outro. Machado foi testemunha da realidade, da sociedade burguesa da época, aquela que ele conhece. Nunca viajou. Não precisa viajar. Basta observar a realidade.

É a primeira resposta da Lygia Fagundes Telles ao Portal Literal, onde ela fala sobre o oficio do escritor, sua importância como testemunho da realidade e, fala tambem sobre a sua obra e o seu ato de criar. Vale a pena dar uma olhada: Lygia Fagundes Telles.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!