sábado

Dom Quixote é considerado o melhor livro de todos os tempos, já leu?


Dentre os livros que leu, qual deles considera o melhor? Ou ainda não pensou nisso? São relativamente comuns as listas, não só de melhores livros a serem lidos para uma boa formação, como, menos comuns, as de melhores livros por língua, e mesmo de todos os tempos, como aquela feita pelo Instituto Nobel, em Estocolmo, através de consulta a 100 escritores de 54 países, que indicaram o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, publicado em princípios do século XVII, como o melhor de todos os tempos. Outros mais citados, foram os livros Crime e Castigo e Irmãos Karamazov, do escritor russo Fiedor Dostoïeviski.

Já conferiu? Normalmente é um livro que agente lê – junto com outros grandes clássicos – em edição resumida, na adolescência, que serve como um aperitivo para a obra completa depois. Vale à pena, tambem, para você ter uma idéia do que isso significa: o melhor de todos os tempos... não é pouco, pois, muita coisa boa já foi escrita. Não é verdade?

Ler os clássicos parece não ter sentido para muitos, mas, para quem gosta de ler e, sobretudo, de escrever, eles são imprescindíveis e, ao contrario do que pode parecer à primeira vista, são incrivelmente atuais, aliás, é uma das qualidades que lhes conferem esse status de atemporais, ou clássicos...é só conferir!

Fonte: DW-WORLD.DE

Leia artigo relacionado:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Trabalho em um projeto de Leitura... ano passado trabalhos o ano inteiro com os alunos da rede municipal o Livro de Miguel de Cervantes, um sucesso total. Realmente o melhor do mundo..

    ResponderExcluir
  2. Roberta Ribeiro

    Eu Li... gostei de como ele conduz o leitor a idéia da imaginaçao...
    mas não acho que seja '' o melhor''
    até por que livros não se comparam... isso não existe

    ResponderExcluir
  3. O Dom Quixote ao inaugurar o romance moderno, rompendo com a literatura feita até então – medieval – torna-se um marco importante e universal, onde o personagem transita no limiar entre a imaginação e o real em um exercício, de certa maneira, muito atual.

    Talvez a sua escolha pela grande maioria do votos signifique uma avaliação com critérios que não digam muito ao leitor usual.

    Eu gosto. Mas, não sei se teria condições de avaliar.

    ResponderExcluir

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!