O escritor, tambem, marca a sua presença na História do país dentre outras ações de caráter político – como grande nacionalista que era –, como o precurssor do movimento de defesa do petróleo nacional para os brasileiros, o que se confirmou depois com a campanha “O petróleo é nosso” e com a criação da Petrobras.
Embora não apareçam tanto na mídia, os seus livros e personagens: Emilia, Narizinha, Dona Benta, Vsicode Sabugosa e outros, povoaram a infância e o imaginário das crianças no país em função da leitura de seus livros, mas, principalmente, nas várias séries feitas para a televisão.
Dos cerca de 26 livros que escreveu, se destacam O Sítio do Picapau Amarelo, Reinações de Narizinho, Emília no País da Gramática, A Chave do Reino, O Saci, alem dos romances Urupês, o Choque das Raças, Cidades Mortas, o Escândalo do Petroleo e muitos outros.
No último dia 18/04/10 foi comemorado o seu aniversário, que inspirou a criação do Dia Nacional da Litertura Infantil, uma homenagem merecida. Se não leu, ainda, o Monteiro Lobato, o que está esperando?
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
Follow @BlogdoLinho
legal artista me da um livro porfavor
ResponderExcluir