quinta-feira

Museus, visitá-los pode ser um bom programa

Clique na imagem para ampliar
Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG)
Seria interessante se fazer uma pesquisa no Brasil para conferir quantas pessoas no país já visitaram museus. Existem centenas deles, dos mais variados gêneros que são testemunhas vivas da História do homem no país e no mundo, com suas ricas experiências, que juntas construíram o mundo contemporâneo.

Entretanto, os museus nunca fizeram parte efetiva das opções de lazer e cultura da maior parte das pessoas. Acredito que parte da culpa é o fato de mantermos, o que é ainda um traço de nossa cultura, a associação da palavra “museu” com velharia, com coisa que não presta mais. Teve um ministro da cultura o Celso Furtado no governo de José Sarney, que pensou em fazer uma reforma no sistema, inclusive mudando os nomes dos museus, retirando-lhe exatamente, esta palavra e substituindo por outra que passasse um imagem diferente.

E, como não existe uma política pública e ou educacional, para apoiar os museus e incentivar as pessoas a frequentarem e despertando um interesse eles permanecem como livros fechados, inacessíveis. Mas, já que não existe uma política oficial, as próprias escolas deveriam incluir, entre as atividades do ano letivo, a visita periódica aos museus, quando a criança e o adolescente – desde cedo – aprendesse a gostar e a cultivar o hábito.

A mídia também faria um bom serviço se divulgasse melhor os museus e exposições locais, como fazem quando chegam ao Brasil, mostras de museus estrangeiros que se tornam sucesso absoluto, mesmo com entradas com preços elevados. Foi o caso da exposição da obras do escultor francês Rodin, a de Leonardo Da Vinci, Retratos de Versailles (Fr) e outra sobre o Dawin, entre outras. As entradas nos museus nacionais têm preços simbólicos, e pelo menos um dia por semana ela é gratuita.

Pense nisso! Você pode descobrir um excelente programa.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!