quarta-feira

O ato de escrever, por Paulo Coelho

Continuando a série sobre dicas e/ou conselhos para candidatos a escritor, segue este primeiro texto sobre “O ato de escrever”, do Paulo Coelho, onde ele discorre sobre o tema de uma forma simples e muito interessante, quando fala sobre a necessidade de deixar fluir a palavra, o que, em princípio poderia ser feito por qualquer pessoa e, como já disse outros autores, é impressidível ser um bom leitor e escrever, sempre.

O ato de escrever

“Existem dois tipos de escritores: aqueles que fazem pensar, e aqueles que fazem sonhar” diz Brian Aldiss, que me fez sonhar por muito tempo com seus livros de ficção científica. Pensando em sua frase e em meu ofício, resolvi escrever umas três colunas sobre o tema. Acho, em princípio, que todo ser humano neste planeta tem pelo menos uma boa história para contar aos seus semelhantes. A seguir, minhas reflexões sobre alguns itens importantes no processo de criar um texto.

O leitor

O escritor precisa ser, sobretudo um bom leitor. Aquele que se aferra aos livros acadêmicos, e não lê o que os outros escrevem (e aí não estou falando apenas de livros, mas de blogs, colunas de jornais, etc.) jamais irá conhecer suas próprias qualidades e defeitos.

Portanto, antes de começar qualquer coisa, busque gente que se interessa em dividir sua experiência através da palavra.

Não digo: “busque outros escritores”.

Digo: encontre pessoas com diferentes habilidades, porque escrever não é diferente de qualquer atividade feita com entusiasmo.

Continue lendo...

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Gostei muito desse blog, principalmente das dicas de como ser um escritor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ficamos felizes que tenha gostado.

      Na tag "Como escrever", na barra ao lado você encontra muitas dicas de outros autores.

      Um abraço

      Excluir

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!