sábado

Dicas para se escrever um bom texto, de William Strunk


William Strunk Jr
Este artigo é mais um da série de dicas e/ou sugestões de autores que, decididamente sabem sobre o que estão falando quando dão os seus conselhos sobre como construir um bom texto e torná-lo não só mais acessível, mas, sobretudo, agradável ao leitor, pois, embora o escrever seja um ato muito pessoal e até introspectivo, o seu objetivo último é mesmo o leitor, não é verdade? 

Se quiser conferir os demais textos (17), clique no link: Como escrever um bom texto. Basta seguir o comando acima, à direita, na faixa amarela, que se abre junto à Barra de Ferramentas do seu navegador.

1 - Use uma linguagem positiva: em vez de “habitualmente não chegava à hora”, diga “habitualmente chegava tarde”; em lugar de “não recordou” diga “esqueceu” – e isso porque, consciente ou inconscientemente, o leitor prefere que se diga o que é ao que não é.

2 - Seja concreto: “Sobreveio um período de tempo desfavorável” constitui uma vagueza. “Choveu diariamente uma semana” seria a boa fórmula.

3 - Abrevie o mais que puder: escrever “atos de natureza hostil” é alongar de dois centímetros “atos hostis”.

4 - Não qualifique: sempre que não se tratar de estabelecer uma opinião, a qualificação prévia é desnecessária. Dizer que é “interessante” o fato que se vai narrar, é pichar o leitor de inimaginativo.

William Strunk Jr. 1869 – 1946. Escritor norte-americano escreveu The Elemento of Style, sobre fundamentos, regras e princípios de composição e escrita.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!