sexta-feira

Novas mídias, fim dos impressos e retorno à ‘oralidade’?

.
Em meio a controvérsia gerada pelas novas mídias e tecnologias que estariam selando o final da “Galaxia Gutemberg”, como diria o Marshall McLuhan ou fim do livro e dos impressos em geral, o professor Thomas Pettitt, da Universidade do Sul da Dinamarca, criador da Teoria do Parêntese de Gutemberg afirma na entrevista abaixo, que a medida que avançamos para o futuro estaríamos voltando a oralidade ou a era Pré-Gutemberg, com o abandono das formas escritas e/ou impressas de transmissão de conhecimento e informação.

NOVA YORK - Thomas Pettitt tem provocado discussão nos meios acadêmicos ao afirmar que a Humanidade está voltando à cultura de transmissão oral de informação e conhecimento, tornando a época da imprensa escrita e dos livros apenas um parêntese na História. Professor de história da cultura na Universidade do Sul da Dinamarca, ele construiu a Teoria do Parêntese de Gutenberg para analisar uma época que teria começado com a invenção da prensa, no século XV, e terminado com a era da mídia eletrônica. "Estamos caminhando para um futuro pós-imprensa", disse ele, para mais adiante acrescentar: "Alguém pode receber uma mensagem escrita quase tão rapidamente como se estivesse falando com a pessoa. É como se estivéssemos falando pelos dedos". (…)

Então, se os livros estão acabando, isso pode ser o fim da literatura também. Não estou tão preocupado, porque estudo cultura medieval e sei que havia canções, histórias e encenações maravilhosas antes dos livros, então podemos esperar que as pessoas continuarão a fazer coisas incríveis com as palavras depois dos livros.(...)


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!