domingo

Vários conselhos para escrever, por Ernest Hermingway


Ernest Miller Hemingway, escritor norte-americano dispensa maiores apresentações. A paixão ou a dedicação radical ao “ato de escrever”, o isolamento ou a solidão parece ser uma condição “sine qua non” para o processo criativo, segundo o autor.

Clique para ampliar
1  - Escreva frases curtas. Comece sempre com uma oração curta. Utilize uma linguagem vigorosa. Se possível, não negativa. 

2  - Se usar uma gíria, que seja atual, do contrário não use.  

3  - Evite o uso de adjetivos, especialmente os extravagantes como “esplêndido, grande, magnifico, suntuoso”. 

4  - Não escreva nada que tenha certa ingenuidade, sinta e escreva com sinceridade sobre as coisas que deseja dizer, você pode vir a escrever mal se não se atem a estas regras. 

5  - Para escrever procure o isolamento do quarto de um hotel o que vai lhe permitir escrever. Diga a todo mundo que mora em um hotel, e hospede-se em outro.  

6  - Quando lhe localizarem, mude-se para o campo. Quando o localizarem no campo, mude-se para outro lugar. 

7  - Trabalhe todo dia até que esteja tão esgotado que todo o esforço que consiga fazer seja o de ler os jornais. Então coma, jogue tênis, nade ou faça algum trabalho que lhe permita manter o seu metabolismo ativo, e no dia seguinte volte a escrever. 

8  - Os escritores deveriam trabalhar sozinhos. Deveriam ficar sozinhos até terminar a sua obra, e ainda assim, depois, não “badalar” com muita frequência. “Enclausure-se” sem medo da solidão, que exite apenas em suas crenças. 

9  - As vezes quando encontro dificuldade para escrever, leio meus próprios livros para me levantar o ânimo e depois recordo-me de quão difícil e quase impossível foi escrevê-los. 

10  - Um escritor que se preza, não descreve. Inventa ou constrói a partir do seu universo ou conhecimento pessoal ou impessoal.

Ernest Miller Hemingway, 1899 – 1961. Algumas obras do outor: Por quem os sinos dobram; O velho e o mar, Adeus as armas; O sol tambem se levanta, dentre outras. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!