sábado

A necessidade da poesia


Este artigo de Jarbas Junior , foi publicado no site Nós Fora dos Eixos, com o nome O Melhor de Tudo, rebatizado aqui como: A necessidade da poesia, pois, como diz o texto, a poesia é, verdadeiramente, uma necessidade da alma.

Leitura reflete conduta intelectual apurada, principalmente, a de poesia; a mais exigente e culta de todas. Por isso parece muito complicada porque cobra inteligência e sensibilidade incomum. Qualquer pessoa devidamente alfabetizada pode ler um romance, um compêndio que amplie saberes e competências; porém, o contato com um poema aproxima o leitor da alma de um passarinho, representa mesmo a sensação de adejar além das árvores, tocar nuvens; ser capaz de ouvir e entender estrelas.

A poesia é necessária para quem gosta de aprofundar emoções, penetrar no mistério das coisas mais simples e belas; sentir todos os privilégios surpreendentes da liberdade de pensamento, e de perceber o mundo e as pessoas por conta própria; de ouvir vozes interiores quando só o silêncio canta. Sair dos rótulos, do modo padronizado do rebanho, apropriar-se de asas largas de condor, e cultivar personalidade de gosto e opinião original. Os poetas ensinam isso; seres que viram a verdadeira luz! A obscuridade do mito da caverna nega o sentido solar da poesia.

Quantos reis, monarcas, imperadores desapareceram no pó dos impérios extintos e permanecem vivos: Homero, Virgílio, Dante, Camões! Porque a glória imortal não depende de palácios, castelos e templos suntuosos, mas, somente do que permanece indelével nos corações como gorjeio das aves do céu e aroma dos lírios do campo. A poesia liberta e eleva! Os deuses antigos sempre invejaram os poetas!

Quando almas muito devotas compõem hinos, loas, salmos, cânticos; apenas enaltecem o óbvio, a poesia só por si é religiosa, quanto mais engenho e arte contém, mais sagrada e divina exprime a essência do que sentimos sobre Deus e a vida.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Ola amigo!

    A poesia é mesmo imprescindível a vida!Por vezes eu a respiro!

    Belissimo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!

    Pelo que 'sei' de você e leio o que escreve, o texto fala de você, tambem. Este ser poético que nos deixa com uma 'inveja sadia', por não ter asas assim...

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que você escreveu!
    Realmente a poesia é imprescindível para a alma humana.

    Adorei seu blogue!
    Ficaria muito feliz se me visitasse em:

    semcorponenhum.blogspot.com

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!