terça-feira

Livros sobre Ética são os mais roubados em bibliotecas, diz pesquisa

.

O roubo ou furto de livros, sejam eles quais forem, se raros e fora de catálogo ou simples brochuras, em escolas, universidades ou bibliotecas públicas é um crime mais comum do que se imagina, e as notícias na mídia atestam isso, pelo menos quando se trata de obras raras, e caras, mas, a maioria ocorre de forma silenciosa sem que a própria biblioteca tenha qualquer controle.

Livros sobre Ética teem uma maior tendência a sumir das bibliotecas, segundo um estudo de Eric Schwitzgebel, da Universidade da Califórnia, dos EUA.

Confira: Leia o estudo sobre, os livros de Ética são os mais roubados em bibliotecas, (em inglês)

Foram pesquisadas 19 bibliotecas do Reino Unido e 13 dos EUA, quando se constatou o seguinte:
 - Os livros de ética desaparecem com mais frequência que os demais gêneros,
 - Livros de edições mais recentes e atuais – alvo de interesses de alunos e professores do tema – teem 50% mais chances de desaparecerem do que os demais,
  - Livros clássicos sobre ética anteriores a 1900 teem o dobro de chances de desaparecerem do que aqueles de outros temas.
As hipóteses levantadas pelo pesquisador sobre o fenômeno são:
  - As obras sobre ética levam mais tempo para serem lidas o que aumentam as chances do leitor perder ou se esquecer de devolver o livro,
  - A maioria das pessoas que lê sobre filosofia tende a ser mais ricas se importando pouco para eventuais multas pro atrasos.
As duas hipóteses levantadas pelo autor para justificar os furtos não procedem, pois, em caso de empréstimo, e atrasos prolongados, a biblioteca “vai atrás” e cobra o livro de volta. A não ser que nos países pesquisados não ocorra o fichamento do leitor, o que é improvável.

Como vê, a pesquisa é interessante, o que comprova que somente a leitura de qualquer coisa não implica, necessariamente, no aprendizado efetivo ou na transformação de quem lê. No caso, um mero exercício de masturbação intelectual.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar
nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!