sexta-feira

A criação e as novas tecnologias digitais

.
A escritora carioca Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e recém-nomeada Embaixadora Ibero-Americana da Cultura, afirmou nesta segunda-feira (24) que a cultura sofre com ou sem crise, mas ainda "é um bem comum, uma necessidade, o pão e circo (circo é arte), o pensamento e a vida".
(…) Sobre a criação, as novas tecnologias e seu mundo narrativo, no qual o tema da memória ocupa um espaço essencial, Nélida comentou que não possui nenhum preconceito contra o mundo digital, mas que também tem muito claro que a "internet não pode dominar a inteligência".

"Consulto a internet, me parece fantástica, mas não suficiente para abolir a grande tradição literária. A internet não aprofunda nos temas e não devemos deixar que o suporte domine sua inteligência", declarou a escritora, cujo pai é galego e a mãe é filha de imigrantes da Galícia.

Sobre a arte da criação, a escritora também está convencida de que os novos suportes não vão mudar a forma de narrar uma história.

"A arte de narrar vem de cada pessoa, cada pessoa tem a necessidade de contar sua pequena visão do mundo. Cada um tem que chegar a sua casa, no final do dia, com algo de novo. Se não tens uma pequena coisa para contar a cada dia é porque que não viveste. Tens que voltar para casa com um pequeno pedacinho de pão ou de queijo", brincou a autora.
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar
nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!