domingo

Como o filólogo J. R. R. Tolkien inventou a tradição da Terra-média

.
Se gostou do “Senhor dos Anéis” e, agora, de “O Hobbit” – livro e/ou filme – vai gostar de ler este ensaio abaixo, pois, ajuda a situar “as coisas” e amplia um pouco a percepção do universo do autor, o J.R.R. Tolkien.

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE "CIÊNCIA E SAÚDE"

Vamos começar com uma declaração de conflito de interesses. O presente escriba passou três anos de mestrado e quatro anos e meio de doutorado envolvido com a tentativa de demonstrar o valor literário da obra do inglês John Ronald Reuel (ou J.R.R.) Tolkien (1892-1973), o autor de "O Senhor dos Anéis" e de "O Hobbit".

Não se trata de tarefa das mais simples, admito. Alguns dos críticos mais respeitados do século 20 tiveram a oportunidade de resenhar a Saga do Anel quando seus três volumes foram publicados originalmente, entre 1954 e 1955, e não foram lá muito gentis.

O americano Edmund Wilson (1895-1972), por exemplo, escreveu que a popularidade daquela "porcaria ininteligível" se devia ao fato de que "certas pessoas, especialmente na Grã-Bretanha, talvez, possuem um apetite por lixo juvenil que dura a vida toda".

O escritor J.R.R. Tolkien,
autor de
'O Senhor dos Anéis'
e de 'O Hobbit'
Já o britânico Philip Toynbee (1916-81), após classificar os livros como "mal escritos, amalucados e infantis", declarou estar aliviado porque eles estavam caindo "num esquecimento misericordioso".

Ironicamente, poucos anos após a declaração de Toynbee, uma edição pirata de "O Senhor dos Anéis" caiu nas graças dos adeptos da contracultura nos EUA, fazendo a obra virar o fenômeno de massa que continua sendo até hoje.

Mais recentemente, a crítica feminista australiana Germaine Greer, ao comentar as enquetes que elegeram Tolkien como "autor do século", disse que o resultado era "um pesadelo" e que a obra tolkieniana não passava de "fuga da realidade".

Em meio a esse coro, poucas vozes de peso se levantam a favor de Tolkien. A principal talvez seja a do poeta W.H. Auden (1907-73), que se apaixonou pelo épico medieval "Beowulf" ao ouvir Tolkien recitá-lo no original em inglês antigo quando estudava em Oxford. Para Auden, "O Senhor dos Anéis" merecia o status de obra-prima. 

Continue lendo...

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar
nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!