quinta-feira

Como eliminar parasitas dos livros de forma natural

.
Os parasitas costumam detonar de forma irreversível os livros mais antigos, quando muitas vezes já o trazemos para casa infectados ou infestados. Isso para o bibliófilos e outros usuários de livros usados, antigos ou não.

Hoje existe produtos químicos para tudo e para “todos os gostos”. Entretanto, eles não costumam ser inócuos nem para quem os manuseia nem para o bolso, o que, com certeza, vai custar o preço de um monte de livros usados comprados, sobretudo, nos brechós da vida – nem só de roupas vivem os brechós – sobretudo aqueles de instituições de caridade e/ou filantrópicas, cujos preços giram em torno de 2 reais. Conheço alguns.

Os sebos? Já não se fazem sebos como antigamente, pois, hoje, eles costumam cobrar preços de “tabela” que, as vezes, se for um livro de catálogo, é preferível botar mais algum dinheiro e comprar um novo.
Mas, indo ao que interessa, a melhor, e mais barata, forma de “desparasitar um livro” é envolvê-lo hermeticamente, mesmo, em plástico – melhor fazer antes em filme plastico – e colocá-lo no congelador por 24 horas. Pronto! É só isso!

A ênfase no ”hermeticamente, mesmo” é porque a umidade é outra grande inimiga dos livros, antigos ou não.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar
nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!