terça-feira

Sempre vale à pena “rever” Clarice Lispector, em uma entrevista impagável

.

(Clarice e sua máquina de escrever)

Este é um artigo gostoso que encontrei no Socialista Morena, sobre livros, leitura e com uma mini-entrevista com a Clarice.

Para Gostar de Ler: Mini-entrevista divertida com Clarice Lispector

Quando eu era adolescente, nos anos 1980, fazia sucesso entre os estudantes a coleção Para Gostar de Ler, da editora Ática. Naquela época se valorizava muito o texto curto, a crônica; hoje, ao contrário, me parece subvalorizado, o que é uma pena. A pessoa não precisa começar por um catatau de 500 páginas! Acho que para transmitir o gosto pela leitura vale a máxima “devagar se vai ao longe”.

Ao lado de Monteiro Lobato e José Mauro de Vasconcelos, aquelas crônicas e contos do Para Gostar de Ler foram bastante responsáveis por minha paixão pela literatura… E eis que neste fim de semana, numa feira de troca de livros, acabei levando o volume 9 da coleção, com contos de Clarice Lispector, João Antônio, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Moacyr Scliar, Murilo Rubião e Wander Piroli. Que livrinhos bacanas aqueles. Deu vontade de reler todos.

Cada volume traz uma pequena entrevista com o autor, e no meu tem uma hilária com Clarice Lispector (1920-1977), que sempre aparece tão séria nas fotos, né? Mas tinha senso de humor, uma qualidade imprescindível. Não existe, para mim, pior tipo de gente do que os mal-humorados. Confiram as perguntas e respostas de Clarice.

– Qual é sua origem?

– Nasci na Ucrânia, numa aldeia que não existe no mapa, Tchetchelnik, e vim com dois meses para o Brasil, para o Recife. Minha primeira língua foi o português. Muitas pessoas pensam que eu falo com sotaque por ser russa de nascimento. Mas é que eu tenho a língua presa. Há a possibilidade de cortar, mas meu médico falou que dói muito. Tem uma palavra que eu não posso falar, senão todo mundo cai para trás: aurora.

Continue lendo, vale à pena: Para Gostar de Ler

 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar nossas atualizações  


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!