terça-feira

Biblioteca Nacional divulga Edital do Prêmio Literário



Concurso vai premiar autores, tradutores e projetistas gráficos em reconhecimento à qualidade intelectual de suas obras inéditas

A Fundação Biblioteca Nacional divulgou, nesta sexta-feira (2), o edital de lançamento do Prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional - 2014. As inscrições seguem até 16 de junho.

O objetivo do edital é, premiar autores, tradutores e projetistas gráficos em reconhecimento à qualidade intelectual de suas obras inéditas (1ª edição), publicadas e impressas no período de 1º de setembro de 2013 a 30 de abril de 2014, no Brasil, em língua portuguesa nas seguintes categorias:

. Prêmio Alphonsus de Guimaraens, de Poesia;
. Prêmio Machado de Assis, de Romance;
. Prêmio Clarice Lispector, de Conto;
. Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, de Ensaio Social;
. Prêmio Mario de Andrade, de Ensaio Literário;
. Prêmio Paulo Rónai, de Tradução;
. Prêmio Aloísio Magalhães, de Projeto Gráfico;
. Prêmio Sylvia Orthof, de Literatura Infantil;
. Prêmio Glória Pondé, de Literatura Juvenil.

O autor/tradutor da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria será contemplado com o Prêmio em espécie, no valor bruto de R$ 30 mil, sujeito aos descontos previstos por lei.

As Comissões Julgadoras serão estabelecidas para cada uma das nove categorias (sendo constituídas por três membros cada uma, escolhidos entre especialistas de cada área), conforme sua experiência profissional comprovada, e dentre eles, críticos literários com mais de três anos de experiência, professores universitários de atuação comprovada, personalidades destacadas no meio literário e profissionais do mercado editorial do País, com participação em comissões julgadoras, notório saber na área pertinente a cada categoria.

É de responsabilidade dos concorrentes acompanhar os resultados da seleção através dos meios de divulgação informados pela Fundação Biblioteca Nacional neste Edital.

As obras inscritas no Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional, ainda que não selecionadas, não serão devolvidas à editora ou ao autor. Todas as obras ficarão sob a responsabilidade da FBN para serem doadas posteriormente a bibliotecas públicas.

Para tanto, deverá ser encaminhado à Fundação Biblioteca Nacional, devidamente preenchido e assinado, o Termo de Doação (Anexo II do Edital), também disponível no endereço eletrônico.

Em caso de dúvidas, as mesmas deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico do Prêmio Literário, ou pelo telefone (21) 2220-2057

Fonte: Ministério da Cultura

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar nossas atualizações  

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!