segunda-feira

Os 100 melhores livros de todos os tempos, a lista das listas. Confira!

.
Leitura, 1892 - Almeida junior

É uma boa lista. Entretanto tem que se fazer a ressalva que, na verdade, são os 100 melhores livros da cultura ocidental, já que não conta com autores do oriente, por exemplo, sendo que temos civilizações milenares como a chinesa que veem chegando agora em nossas plagas, e quase não se sabe sobre sua cultura, senão clichês mais associados às reações à revolução do Mao tse tung que, por sinal, é autor de um livro, O Livro Vermelho, que deve ser, provavelmente, o maior ‘best­ sellers’ da História.

Dê uma olhada na lista abaixo e confira quantos destes ícones da cultura literária você já conferiu.

(Em tempo: Eu já li 21 deles e em outros andei dando uma ‘pescoçada’, como o Capital, de Karl Max, Os Lusíadas, de Camões e O Livro Vermelho, do Mao – embora esse último, como disse acima, não conste na lista).

    "Para se chegar ao resultado fizemos uma compilação de 15 listas publicadas por jornais, revistas e sites especializados em listas, mercado editorial e livros. O objetivo da pesquisa era identificar, baseado nestas listas, quais eram os 100 melhores livros da história. Algumas das listas pesquisadas incluíam apenas romances, outras — livros não ficcionais. Algumas traziam apenas obras do século 20, outras — obras seminais, formadoras da cultural ocidental. Após a seleção das listas, criamos uma base de dados para que todos os livros fossem pontuados igualmente independentemente do gênero ou período em que foi escrito. Nos casos de empate — e foram muitos — desempatamos atribuindo o valor mais alto ao livro que obteve o maior número de resultados no Google, numa consulta por autor e título.

Participaram do levantamento as publicações: “The New York Times”, “Amazon”, “Le Monde”, “The New York Public Library”, “BBC”, “The Guardian”, “Modern Library”, “Time”, “Newsweek”, “Telegraph”, “Lists Of Bests”, “Wikipedia”, “Folha de S. Paulo”, “Revista Época”, “Revista Bravo”.

Obviamente que listas são sempre incompletas, idiossincráticas. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que foi a base de todas as listas —, é algo individual. De qualquer forma, os 100 livros selecionados, se não são unanimidades entre as publicações pesquisadas (e possivelmente não serão entre os leitores), são referências incontestes da grandeza e importância da literatura para a humanidade.

O resultado não pretende ser abrangente ou definitivo, antes é apenas um reflexo da paixão de leitores e críticos que ajudaram a construir, com suas opiniões, um vasto guia literário que percorre mais de 2 mil anos de história. As sinopses são das respectivas editoras.

1 — Dom Quixote, Miguel de Cervantes, 1605

2 — Guerra e Paz, Liev Tolstói, 1869

3 — A Montanha Mágica, Thomas Mann, 1924

5 — Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez, 1967

6 — A Divina Comédia, Dante Alighieri, 1321

7 — Em Busca do Tempo Perdido, Marcel Proust, 1913

8 — O Som e a Fúria, William Faulkner, 1929

9 — O Homem sem Qualidades, Robert Musil, 1930-1943

10 — O Processo, Franz Kafka, 1925

Confira quais são os outros noventa escolhidos, aqui.
 
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!