segunda-feira

Concursos literários com inscrições abertas à “toque de caixa”

.
Como falamos em artigo anterior: Abertas inscrições para o V Prêmio literário Aldónio Gomes , estamos reativando esta função de nosso blogue, o de divulgar concursos literários, e, em função disso “fomos pegos com as calças na mão”, como se diz por aí.

É o que explica, ou justifica esta relação abaixo com os prazos de inscrição tão em cima da hora.

Mas, estamos de volta!
Concurso Literário EU SOU O SAMBA
Uma Homenagem aos 100 ANOS do Ritmo do Brasil.

Comemoração os 100 anos do SAMBA, considerado uma das principais manifestações culturais populares do Brasil, ritmo que completará 100 anos em 2016, nossa homenagem vai para ele através de palavras, livro e aplausos. Nós brasileiros somos o samba.

Tema: Neste concurso você poderá escrever um texto sobre o SAMBA através dos gêneros literários: poesia, conto e crônica.

Continue lendo…

*
Prêmio Apolinário Porto Alegre de Literatura
A premiação é organizada anualmente pela Secretaria de Município da Cultura da Prefeitura Municipal do Rio Grande e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado em História da Literatura, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O presente edital visa incentivar a criação, a produção e a difusão literária. É uma oportunidade para o surgimento e a divulgação de novos talentos literários de qualquer região do Brasil, ao mesmo tempo é uma homenagem a um dos fundadores da Sociedade Partenon Literário, o poeta, romancista, dramaturgo, ensaísta e pesquisador rio-grandino Apolinário Porto Alegre (1844-1904).

Continue ...

*
Prêmio Fundação Eça de Queiroz
O concurso tem por objectivo incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa.

O Prêmio Fundação Eça de Queiroz contempla, em cada ano, sequencialmente, um dos seguintes domínios de criação a narrativa ou romance de contos e o ensaio.

Para a edição de 2015/2016 a categoria em concurso é o Ensaio.

Para efeitos de atribuição do Prêmio Fundação Eça de Queiroz só serão consideradas:
– obras inéditas;
– trabalhos publicados cuja temática se inscreva no universo literário de Eça de Queiroz e/ou da “Geração de 70”, nomeadamente nas áreas dos estudos literários, estudos históricos, estudos culturais, estudos ecoliterários e outros. No caso dos trabalhos acadêmicos, só serão aceites trabalhos já entregues.
Mais informações…

*
Muito além das montanhas”
O tema “Muito além das montanhas” faz alusão às montanhas existentes no Líbano.

Com este tema o autor usará sua imaginação e criatividade para escrever um CONTO no qual narrará fato fictício/fantasioso que denote o bom relacionamento entre Brasileiros e Libaneses, evidenciando o reinado do Imperador D Pedro II do Brasil como pano de fundo para o desenrolar dos fatos. Para isso, poderá se desprender da realidade objetiva, da temporalidade e de tudo o que a história consagrou como verdadeiro. O que está em jogo é a criatividade, o que significa desconstruir, se for o caso, a História do Brasil.

O conto deverá ter um título necessariamente diferente daquele proposto como tema.

Serão desconsiderados os trabalhos que contenham teor pornográfico, racista, de ódio a qualquer classe ou povo, que faça apologia ao crime ou ofenda a comunidade árabe e/ou a Família Imperial do Brasil.

Confira mais informações …

É isso, mãos a obra, ou melhor, faça suas inscrições.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!