sábado

A biblioteca que, em vez de livros, empresta contadores de histórias

.
É o livro. Mais precisamente mais uma de suas metamorfoses, adaptando-se as necessidades imediatas e locais, comprovando a sua função universal de adicionar, agregar conhecimento, informação, encontros... Adicionar vida!
“A biblioteca que em vez de emprestar livros empresta pessoas para contar histórias
Bom dia? Eu posso levar esta pessoa emprestada por meia hora, por favor?

É algo mais ou menos assim, em que se pode perguntar na biblioteca humana, que é um projeto onde em vez de oferecer livros para levar, oferece diferentes pessoas com histórias interessantes para contar.

ideia de organização da “Biblioteca Humana” é romper barreiras entre as pessoas e promover o diálogo e a compreensão.

Leitura para escapar da guerra: assim é a biblioteca secreta subterrânea na Síria. São 4 bibliotecas secretas que revelarão grandes tesouros da história.

O sistema é muito simples: o usuário tem algo em torno de meia hora para escutar a este ‘livro vivo’, como também para fazer perguntas e conversar.

‘Os livros’ no geral são pessoas que foram vítimas de prejuízos, exclusão social ou que tenham sido estigmatizadas, para que o leitor tenha a oportunidade de refletir e revisar seus próprios conceitos e eventuais prejuízos.

Pode-se, por exemplo, consultar “o livro” Lee Co En, que trata sobre como é viver com nanismo.

Ou pode-se aprender, por exemplo, com o empréstimo do “livro” Michael, sobre as dificuldades de um jovem de comunicar-se com seus amigos e sua família sobre a sua decisão de converter-se em sacerdote católico.

É uma idéia que deu certo. O mais recente evento teve lugar em Cingapura, mas a Biblioteca Humana já está organizada em mais de 70 países em todo o mundo.

Na BBC, versão Blog do Linho

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!