quinta-feira

Quer aumentar a sua inteligência... Lendo? Veja estas sugestões maneiras

.
O artigo não é novo, mas bem oportuno.

São algumas ideias sobre as vantagens na leitura de tal ou tal livro, ou gênero/estilo, que devem funcionar como mais um incentivo aos leitores, que em tempos de tantas redes sociais da vida, talvez precisem de mais motivos, de mais incentivos para encararem, ou continuarem a encarar, a maravilhosa ‘viagem’ que é a leitura em seu sentido natural, digamos assim.

Mas, não custa dar uma olhada, seja você um aficionado ou prescinda de estímulos extras, como aqueles que vacilam quanto ao uso do tempo entre o ‘livro’ e o ‘smart’, que parece vir se destacando como a bola da vez. Isso sem entrar nos méritos comparativos, é claro.

Já que, não há como fazer – ou comparar – com coisas até opostas, de tão diferentes em tudo, não é verdade?
Confira também: 
 - Livros incríveis que você pode ler em apenas um dia (ou menos) 
 - Apesar do fascínio dos ‘smarts’ nas crianças, dá para colocar o livro na brincadeira 
 - Dica de primeira veja lista dos 100 melhores livros da literatura mundial 
 - Clubes de leitura e uma excelente ideia. Se você gosta de ler; é tudo de bom
A ideia no artigo é apelar, no bom sentido, para a vantagem da leitura como fator de desenvolvimento da inteligência, sobretudo. Ou seja, torná-lo mais inteligente, logo mais apto em um sentido mais amplo.

Veja:

Ciências

A categoria não inclui apenas os livros científicos, mas todos aqueles que melhoram o nosso conhecimento sobre o mundo “natural”, como estudos sobre a sociedade, etc. O valor desses livros não vem das teorias que eles provam (ou questionam), mas do desenvolvimento da curiosidade que eles despertam, bem como os métodos de aprendizado. Os livros científicos podem ensinar a conduzir uma investigação, confiar na sua intuição e validar temas a partir de evidências.

Filosofia

Assim como a ciência, a filosofia cresce a partir do pensamento crítico. Ao contrário das ciências, que nos ajudam a entender o mundo exterior, a filosofia é voltada para dentro, facilitando o processo de entender a si mesmo. A filosofia vai melhorar o seu entendimento das necessidades e desejos humanos, além de aumentar o seu conhecimento sobre as principais prerrogativas do comportamento humano.

Ficções científicas

O fato de um livro não ser baseado em uma história real não diminui o seu valor de ensinamentos. Os melhores trabalhos de ficção contêm mais verdade que muitos outros gêneros literários, pois permitem ao seu leitor uma experiência com novas realidades. As ficções criam experiências que elevam o nível de consciência e lidam com questões como a filosofia, a psicologia e até mesmo a história. Lendo ficções você pode desenvolver a sua linguagem e se tornar um melhor escritor, pensador e orador.

História

A história pode parecer bastante entediante a princípio, como todos aqueles nomes e datas distantes. Contudo, a história pode ser bastante estimulante se discutida da maneira correta. Ao invés de longos textos explicativos, por exemplo, é possível encarar os fatos como grandes anedotas, cheia de personagens complexos e ideias inovadoras para a época. Aprendendo o passado você se torna mais capaz de interpretar os fatos do seu tempo e consegue reconhecer, inclusive, as heranças deixadas por outras épocas.

Poesia

A leitura de grandes poesias produz um sentimento de admiração e reverência com relação ao poder das palavras. Ela aguça suas competências linguísticas e ajuda a desenvolver a sua eloquência. Além disso, você desenvolve o seu vocabulário e compreende melhor o significado das palavras.

Com informações de UniversiaBrasil

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!