Combatendo os inimigos dos livros

.
Os livros merecem atenção e cuidados constantes, pois, depois do estrago feito vai dar muito mais trabalho. Inimigos sérios dos livros são: a poeira, a umidade (mofo) e a luz do sol. Isto além do leitor, apenas, que não gosta tanto do livro, que o trata como um objeto como outro qualquer. Como manuseá-lo com as mãos sujas ou molhadas, marcar o ponto de leitura virando-o aberto ou colocando qualquer objeto à mão entre as suas folhas, isto alem de jogá-lo em um canto qualquer.

Mas, voltando aos “seus outros inimigos naturais”.

O mofo que vai se instalar em função da umidade no local onde guardou ou mesmo por descuido. Tudo o que pode ser feito é minimizar o estrago e, para isso você pode comprar sais de sílica, em sachês, em lojas especializadas em venda de essências. 

Se o caso e de “pronto socorro”, você deve confinar o paciente em um saco plástico com alguns sachês de sílica, por um tempo indeterminado, que você deve ir monitorando, até perceber que todo o mofo foi absorvido pela sílica.

Para recuperar, a sílica, você deve colocá-la em sol forte até perceber que perdeu o cheiro característico retirado do livro. Há quem recomende colocá-la em forno quente, mas, ela é tóxica se aspirada, logo, deve ser evitado.

Você pode repetir o processo para todos os livros afetados e, depois, pode manter os sachês espalhados na estante, entre os livros, pois eles mantêm baixo o nível de umidade no local.

A poeira, o segundo inimigo dos livros deve ser retirada, preferencialmente, por um aspirador de pó, ou de alguma maneira que evite que a poeira retorne depois de espanada. Aqueles encadernados ou capa dura devem ser limpos, a capa, com um pano seco e limpo de algodão ou flanela.

O sol. Os seus livros devem ficar longe de janelas que recebem sol direto, pois, o calor resseca e a luz descolore (as cores da capa), e concorre para alterações nas moléculas de celulose que compõe as páginas do livro, amarelando-as e diminuindo a sua vida útil.

Outro modo de reduzir a umidade no local ou biblioteca é espalhar pela estante, atrás dos livros, pequenos recipiente com carvão vegetal, tipo churrasco, pois eles absorvem umidade e mantém o micro ambiente mais saudável para os seus livros.

Uma ideia adicional é colocar alguns marcadores de livros com fácil acesso na estante, para que ao retirar um livro, ele já saia com um, pois, na pressa, o que mais acontece é ele ser marcado com o primeiro objeto à mão que, com certeza, vai danificá-lo.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark