segunda-feira

Como fazer pequenos reparos em livros


O projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e ArquivosCPBA – promovido pela Biblioteca Nacional e Fundação Getúlio Vargas, disponibiliza um manual para pequenos reparos em livros, direcionado a conservação e manutenção preventiva de bibliotecas, mas, de tão prático e fácil, pode ser utilizado por quem tenha um pouco de habilidade, capricho e atenção no passo a passo.

O download é gratuito. Se gosta de livros e quer fazer você mesmo os reparos nos seus, é só baixar o arquivo, em PDF, clicando no link: Manual de pequenos reparos.

Se não tem programa para leitura em
PDF, clique aqui a versão Adobe Reader (26,12MB) ou aqui, para o Sumatra, uma versão mais leve (1,19 MB), mas, que dá conta do básico, e baixe para o seu computador.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Tenho o curso e restauração e conservação de livros e posso garantir que é uma atividade muito prazerosa, pois é maravilhoso ver um livro velho, quase sem poder ser manuseado sendo reconstruído por nossas mãos. Vale a pena o curso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marly!

    Concordo com você. Já andei me aventurando em restauração de livros e gostei muito, inclusive, acabo de fazer uma em um pequeno volume para uma amiga e é como falou: um grande prazer, principalmente para quem gosta de livros.

    Tenho alguns livros na fila aguardando por tempo. Como sou um candidato a bibliófilo, compro algumas edições antigas em sebos e bazares e muitos deles precisam de reparos.

    Acho que fazer um curso é uma boa idéia. Se tiver alguma referência e/ou endereço...

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz o meu pelo CEDEC que é um Orgão da SEDF. É um curso bem complexo pois, cada livro tem suas características, seus danos e tipo de encadernação diferente.Tem que gostar mesmo "da coisa".É quase uma medicina "Celulósica" Veja esse link, acho que quem gostar de trabalhos manuais vai entender a necessidade de fazer um curso sério, mesmo que não vá trabalhar como restaurador profissional, mas pode ajudar na recuperação de obras públicas e mesmo da própria biblioteca. E pra quem é apaixonado por livro, é um prazer além da leitura...
    http://www.restauracaodelivros.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!