domingo

Livros, em livrarias ou megastores, o que você prefere?

O numero de livrarias vem se reduzindo no Brasil, embora a venda de livros esteja aumentando junto com os índices “per capta” de leitura  ou de  livros lidos, inclusive com vendas expressivas na internet. 


Grandes redes de livrarias nacionais são hoje
controladas por grupos editoriais europeus e norte-americanos, e a sua face mais visível são as megas lojas nos shoppings que passaram de livrarias propriamente dito, para centros de entretenimento, onde além do livro, pode-se “degustar” o café, revistas, CDs, DVDs, produtos de papelaria e outras atrações.

O filme: ”Mensagens de Amor”, com Meg Ryan e Tom Hanks, ilustra bem o fenômeno: livrarias x megastores com a falência da livraria e domínio da última, ganha-se em escala e perde-se em qualidade no atendimento.

Nas livrarias, em principio, o atendimento é personalizado, geralmente feito por alguém que sabe do que esta falando e fazendo, enquanto nas megas lojas nos shoppings, o vendedor poderia muito bem estar trabalhando em outra loja qualquer, e o suporte do terminal de computador “agiliza” o atendimento.

Talvez devêssemos voltar a frequentar, e a comprar, nas livrarias convencionais que bem sabemos onde se encontram. Seria um estímulo a sua manutenção e à diversidade de oferta, onde pode-se muito bem se construir uma relação mais pessoal e garantir com isso mais conforto e qualidade, porque comprar livro é antes de tudo um grande prazer.

O que você acha da idéia? Faça um comentário e dê a sua opinião!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!