segunda-feira

Colecionar, um hábito saudável e prazeroso

Colecionar algo é um “hobby”, ou hábito, como querem alguns, muito difundido, tendo inclusive – as coleções – dado origem a inúmeros, senão todos os museus que existem, isso para ficar nos diversos objetos colecionáveis, praticamente, todos, desde que ocorra o olhar... que é o que determina a sua importância para alguem e o principio de uma relação diferenciada, especial e que dura a vida inteira.

O livro é, tambem, um objeto colecionável. Que o digam os bibliófilos ou aqueles que além de gostarem muito de ler, gostam dos livros. As bibliotecas são coleções de livros. Há aqueles que colecionam series específicas como primeiras edições, que é um luxo raro e caro.

Como as bibliotecas, os museus – o acervo – nada mais são do que coleções, tanto de instituições públicas ou privadas como de particulares, que em dado momento passam a ser abertas ao público. Os museus por exemplo, seriam impensáveis, se não fosse o gosto das pessoas em, a partir de um determinado momento e ou motivo, começaram a juntar objetos com temas variados, ou específicos. As coleções vão desde quadros e obras de arte diversas de grandes pintores da humanidade, até a mais romântica coleção de papéis de carta ou uma prosaica coleção de latas de cerveja.

Apesar das tentativas de psicólogos e outros “psis” da área, de enxergarem algum traço neurótico no hábito, colecionar – ou colecionismo – é um hábito saudável e prazeroso que também contribui para a formação do caráter e da personalidade das pessoas, além de ser um trabalho inestimável de preservação das memórias da civilização, do país, do homem e das sociedades. Isso, além de ser uma tremenda curtição e grande prazer pessoal para quem faz. Eu mesmo tenho várias, de livros, tambem.

E aí,  tambem faz alguma coleção?

Publicado originalmente no blog: Coisaboa 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Eu colecciono cartoes de credito, ou semelhantes, velhos. E também tenho uma colecção de moedas.E, claro, os livros! :)
    Cumps!
    Alu

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Luisa!

    Acho que a sua coleção de cartões é inédita, pelo menos pra mim, embora tenha uma coleção, entre outras, tão estranha que nem sei bem como começou. É de convite de formatura, pode? Além de marcadores de livros, dos livros – biblioteca – tenho uma, ainda com poucos volumes, de primeiras edições. Mas, a mais inusitada, eu acho mesmo que é a de Browsers ou Navegadores, é isto mesmo, navegadores de internet, com 22 deles. “Virtual” assim, é a primeira.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!