domingo

Dez mandamentos para escrever com estilo, de Friedrich Nietzsche



Como vê, os dez mandamentos para escrever com estilo do Nietzsche, são apenas oito. De qualquer modo, cada um vale por si e, provavelmente, estes traduzem perfeitamente aquilo que pretendeu com os dez mandamentos “originais”, o que não deixa de ser uma referência interessante.

1. O que é mais importante é a vida: o estilo deve viver. O estilo deve ser a expressão de sua pessoa, em função de uma pessoa determinada a quem quer comunciar seu pesamento. Antes de tomar a caneta, tem que saber exatamente como se expressaria de viva voz o que tem a dizer. Escrever deve ser somente uma imitação.

2. O escritor está longe de possuir todos o recursos do orador. Deve, pois, inspirar-se em uma forma de discurso muito expressivo. Seu reflexo escrito parecera de todo modo, menos preciso que o seu modelo.

3. A riqueza da vida se traduz pela riqueza dos gestos. Tem que aprender a considerar tudo como um gesto: a extensão e a pausa das frases, a pontuação, as pausas ou intervalos. Tambem a escolha das palavras, e a sucessão dos argumentos.

4. Cuidado com o periodo longo (frases). Somente tem direito a ele aqueles que teem a respiração muito longa e a voz pausada quando está falando. Para a grande maioria, o período é tão somente uma afetação.

5. O estilo deve mostrar que alguem crê em seus pensamentos, não só que os pensa, senão que os sente.

6. Quanto mais abstrata é a verdade que se quer ensinar, mais importante é fazer convergir até ela todos os sentidos do leitor.

7. O tato do bom narrador na escolha de seus meios consiste em aproximar-se da poesia até tocá-la, mas, sem ultrapassar jamais o limite que a separa.

8. Não é sensato e nem hábil, privar o leitor de suas refutações mais fáceis; é muito sensato e muito hábil, pelo contrário, deixar-lhe o cuidado de formular ele mesmo a última palavra de nossa sabedoria.

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 - 1900) foi um filólogo e influente filósofo alemão do século XIX.

 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!