O desenvolvimento do gosto ou do hábito da leitura é um importante fator no crescimento pessoal, desenvolvimento profissional e econômico para o país. Neste sentido, o Brasil vem fazendo a lição de casa, e nos últimos dez anos, sobretudo, o governo vem se empenhando com a adoção de muitos projetos na promoção da leitura e do livro no país.
O acesso ao livro, pela compra, é tambem um aspecto importante, já que um percentual muito pequeno de pessoas no pais compram livros com regularidade.
A criação de bibliotecas vem aumentando a oferta de livros, como o projeto do governo Lula, já concluído, de uma biblioteca por município – são 5.562 municípios – atende a demanda crescente, já que o índice de leitores e leitura no país vem crescendo, mais do que dobrou entre 2002 e 2009, anos em que foram feita a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
Leia tambem:
- Dados sobre leitura confirmam a importância das bibliotecas
- Leitura de livros é a terceira opção de lazer do brasileiro, diz pesquisa
- Mães são as responsáveis pela iniciação à leitura
A contraparte da industria editorial seria promover políticas de redução do preço do livro e estimular a ampliação da oferta de feiras do livro, não só nas capitais, contribuindo para o contato da população com autores e livros e democratizar mais ainda o aceso ao livro.
A avaliar pela demanda observada na última pesquisa, temos muito espaço ainda apara crescer no país. Confira!
Retratos da Leitura no Brasil: 89% dos entrevistados consideram o livro um meio eficaz de transmissão de ideias; 82% acham que é uma forma fundamental de se atualizar; 81% acreditam que é importante ler para os filhos; 78% gostam de ler livros; 62% leram ou consultaram livros no último ano; 30% leram livros nos três meses que antecederam a pesquisa; 20% compraram ao menos um livro no ano; 14% estavam lendo um livro no dia da entrevista.
Como vê, o livro no país vai indo muito bem, assim como os leitores e a leitura, mas, claro que tem muito espaço para melhorar.
Fonte: Ipea
Se gostou deste post, subscreva o nosso
RSS Feed ou
siga no Twitter, para acompanhar as nossas
atualizações
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!