segunda-feira

Leitura e livros, fazendo a lição de casa

.
O desenvolvimento do gosto ou do hábito da leitura é um importante fator no crescimento pessoal, desenvolvimento profissional e econômico para o país. Neste sentido, o Brasil vem fazendo a lição de casa, e nos últimos dez anos, sobretudo, o governo vem se empenhando com a adoção de muitos projetos na promoção da leitura e do livro no país.

O acesso ao livro, pela compra, é tambem um aspecto importante, já que um percentual muito pequeno de pessoas no pais compram livros com regularidade.

A criação de bibliotecas vem aumentando a oferta de livros, como o projeto do governo Lula, já concluído, de uma biblioteca por município – são 5.562 municípios – atende a demanda crescente, já que o índice de leitores e leitura no país vem crescendo, mais do que dobrou entre 2002 e 2009, anos em que foram feita a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Leia tambem:
A contraparte da industria editorial seria promover políticas de redução do preço do livro e estimular a ampliação da oferta de feiras do livro, não só nas capitais, contribuindo para o contato da população com autores e livros e democratizar mais ainda o aceso ao livro.

A avaliar pela demanda observada na última pesquisa, temos muito espaço ainda apara crescer no país. Confira! 

Retratos da Leitura no Brasil: 89% dos entrevistados consideram o livro um meio eficaz de transmissão de ideias; 82% acham que é uma forma fundamental de se atualizar; 81% acreditam que é importante ler para os filhos; 78% gostam de ler livros; 62% leram ou consultaram livros no último ano; 30% leram livros nos três meses que antecederam a pesquisa; 20% compraram ao menos um livro no ano; 14% estavam lendo um livro no dia da entrevista.

Como vê, o livro no país vai indo muito bem, assim como os leitores e a leitura, mas, claro que tem muito espaço para melhorar.

Fonte: Ipea

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!