quarta-feira

Mães são as responsáveis pela iniciação à leitura

.
Lição de leitura, de August Toulmouche

Embora se exija que a escola e professores assumam o papel de iniciadores ou incentivadores da leitura nas crianças, pesquisa comprovou que as mães são as maiores responsáveis pela iniciação dos filhos no universo da leitura.

Foi o que concluiu a última pesquisa, Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro, onde um em cada três leitores tem lembranças da mãe lendo algum livro e 51% dos leitores tem na mãe sua grande incentivadora no processo de ler por prazer.

O papel dos pais mostra-se mais relevante ainda quando são feitas comparações entre leitores e não-leitores. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 73% delas citam as mães como quem mais as estimularam a ler. A importância feminina é ainda maior no Norte (59%) e no Nordeste (56%) do País, muito acima dos professores.

Leia:
O melhor é que para estas mulheres está claro que ler não é só aprender a decodificar os códigos e símbolos da escrita. A leitura torna a viagem acessível, libera sentimentos, paixões, amplia a visão e mostra que os sonhos auxiliam na formação da realidade.

Fonte:  PublishNews

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Olá, concordo plenamente que as mães são as maiores incentivadoras dos filhos na leitura (e não só na leitura....). Eu sempre fui incentivada à leitura por minha mãe e procedi da mesma forma com meus filhos. E como resultados temos uma família onde todos gostam muito de ler, seja por hábito, por distração, por pesquisa ou por estudo. Basta ver quantas estantes de livros (cheias..!) temos em nossas casas...
    Obrigada por seguir o Alquimiando, volte sempre!
    Abço
    Zara

    ResponderExcluir
  2. Olá Zara!

    Esta pesquisa comprova o óbvio para quem tem o hábito de leitura. Eu diria o mesmo com relação à minha mãe e família com relação a leitura e livros.

    Segundo artigo publicado aqui no blog (http://blogdolinho.blogspot.com/2011/07/le-se-cade-vez-menos-na-alemanha.html), pesquisa feita na Alemanha constata que os alemães leem cada vez menos, e o diagnóstico foi a falta de exemplos em casa, mães e pais, e que estas crianças não teriam recebido livros de presente de seus pais, o que consideram, ao lado do exemplo, um importante fator na formação do hábito de leitura.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para facilitar o acesso ao artigo que fala sobre a redução no número de leitores na Alemanha, é só clicar no link: Le-se cade vez menos na Alemanha

      É isso!

      Excluir
    2. Para facilitar o acesso ao artigo que fala sobre a redução no número de leitores na Alemanha, é só clicar no link: Lê-se cade vez menos na Alemanha


      É isso!

      Excluir

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!