Lição de leitura, de August Toulmouche
Embora se exija que a escola e professores assumam o papel de iniciadores ou incentivadores da leitura nas crianças, pesquisa comprovou que as mães são as maiores responsáveis pela iniciação dos filhos no universo da leitura.
Foi o que concluiu a última pesquisa, Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro, onde um em cada três leitores tem lembranças da mãe lendo algum livro e 51% dos leitores tem na mãe sua grande incentivadora no processo de ler por prazer.
O papel dos pais mostra-se mais relevante ainda quando são feitas comparações entre leitores e não-leitores. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 73% delas citam as mães como quem mais as estimularam a ler. A importância feminina é ainda maior no Norte (59%) e no Nordeste (56%) do País, muito acima dos professores.
Leia:
Os livros e a leitura do mundo. Iniciando as crianças no hábito de leitura
Ajudando a criança a adquirir o hábito e o prazer da leitura
Ler, quem diria, além de prazer traz saúde
O melhor é que para estas mulheres está claro que ler não é só aprender a decodificar os códigos e símbolos da escrita. A leitura torna a viagem acessível, libera sentimentos, paixões, amplia a visão e mostra que os sonhos auxiliam na formação da realidade.
Fonte: PublishNews
Se gostou deste post, subscreva o nosso
RSS Feed ou
siga no Twitter, para acompanhar as nossas
atualizações
*
Olá, concordo plenamente que as mães são as maiores incentivadoras dos filhos na leitura (e não só na leitura....). Eu sempre fui incentivada à leitura por minha mãe e procedi da mesma forma com meus filhos. E como resultados temos uma família onde todos gostam muito de ler, seja por hábito, por distração, por pesquisa ou por estudo. Basta ver quantas estantes de livros (cheias..!) temos em nossas casas...
ResponderExcluirObrigada por seguir o Alquimiando, volte sempre!
Abço
Zara
Olá Zara!
ResponderExcluirEsta pesquisa comprova o óbvio para quem tem o hábito de leitura. Eu diria o mesmo com relação à minha mãe e família com relação a leitura e livros.
Segundo artigo publicado aqui no blog (http://blogdolinho.blogspot.com/2011/07/le-se-cade-vez-menos-na-alemanha.html), pesquisa feita na Alemanha constata que os alemães leem cada vez menos, e o diagnóstico foi a falta de exemplos em casa, mães e pais, e que estas crianças não teriam recebido livros de presente de seus pais, o que consideram, ao lado do exemplo, um importante fator na formação do hábito de leitura.
Um abraço
Para facilitar o acesso ao artigo que fala sobre a redução no número de leitores na Alemanha, é só clicar no link: Le-se cade vez menos na Alemanha
ExcluirÉ isso!
Para facilitar o acesso ao artigo que fala sobre a redução no número de leitores na Alemanha, é só clicar no link: Lê-se cade vez menos na Alemanha
ExcluirÉ isso!