quinta-feira

Lê-se cade vez menos na Alemanha, enquanto no Brasil...

.
Com o surgimento da internet e das novas mídias é recorrente a ideia sobre o fim dos impressos, jornais, revistas e livros, em uma discussão antiga segundo a qual as novas tecnologias acabariam por eliminar as anteriores. Isto aconteceu com a TV, com o vídeo cassete e agora com a internet e os tablets de todo tipo.

Mas do que as novas tecnologias o que efetivamente vem causando um estrago no ‘trato com o livro’ e nos hábitos de leitura é o ritmo mais frenético de hoje, a profusão de recursos de distração que, pelo menos no caso dos livros, vem reduzindo o nível de aquietamento mínimo necessário para se encarar as horas silenciosas de leitura de um livro.

Pesquisas divulgadas pela Fundação Lesen, de Mainz, na Alemanha, constatou uma redução drástica nos hábitos de leitura dos alemães, com forte tradição em leitura

Segundo o terceiro levantamento sobre o comportamento de leitura da população, o Ler na Alemanha 2008, o que em 2000 indicava que um terço da população lia algo em torno de 12 a 50 livros por ano, agora, em 2008 não passa de ¼ ou 25% da população, sendo que, “Outros 25% da população nem encostam o dedo num livro”.

A justificativa dos entrevistados na Alemanha pelo abandono da leitura, foi:Ler muito tempo me cansa demais”, e as causas apontadas pelos pesquisadores foi a falta de exemplo dos pais que, além de não lerem, um grande percentual deles jamais deu um livro de presente aos filhos, o que não contribui para criar ou estimular o hábito de leitura, e ainda compromete o desempenho em quase todas as disciplinas na escola.

 
Ao contrario da enfase da publicação alemã: DW-World, que divulgou a pesquisa segundo a qual o fenômeno tambem ocorreria no Brasil, o que acontece por aqui é exatamente o contrário, pois a última pesquisa do gênero feita no pais, constatou que entre 2000 e 2009, o índice de leitura do brasileiro mais do que dobrou, saindo de algo em torno de 2 livros per capta para 4,7 no período.

Fonte: DW-World

Leia tambem:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!