sexta-feira

Sobre o “Apaixonado Plágio”


O plágio, como sabemos, é crime, mesmo, embora ele permeie não só a literatura, como todo “processo criativo” em qualquer área do conhecimento, sob diversas formas ou disfarces as mais criativas, tipo “influência” ou coisa do gênero. Com a internet a discussão se acirra e até cogita-se em flexibilizar o conceito tradicional de direito autoral. No texto abaixo, do Milton Hatoum, separei este parágrafo com um comentário do Jorge Luis Borges.

Comentário que Jorge Luis Borges fez sobre a obra do poeta Macedonio Fernandez:
"Eu o imitei até a transcrição, até o apaixonado e devotado plágio. Sentia: Macedonio é a metafísica, é a literatura. Os que o antecederam podem resplandecer na história, mas eram rascunhos de Macedonio, versões imperfeitas e prévias. Não imitar esse cânone teria sido uma negligência incrível".

Quando se fala em plágio, logo se pensa na apropriação indevida de uma idéia ou obra original. O dicionário Houaiss indica que o plagiário ou plagiador era também um ladrão de escravos: roubava-os para depois vendê-los. Ou seja, era um traficante de escravos.

No século XIX o plágio já era debatido e condenado por eruditos e cientistas. Mas durante muito tempo o demônio da citação não costumava indicar fontes: preferia um discreto e sorrateiro anonimato. Às vezes, quando um autor apropriava-se de idéias e palavras, não mencionava sua origem nem usava aspas no texto citado.

Hoje em dia a palavra plágio é tão ofensiva que soa como um palavrão. Há leis específicas de proteção de direitos autorais para punir um cientista, pesquisador ou artista plagiário. Até mesmo alguns ficcionistas têm a precaução de indicar no fim de sua obra a citação de um livro, de uma tradução ou letra de uma música. A mesma coisa acontece quando alguém usa sem autorização imagens e palavras em obras audiovisuais. São referências obrigatórias, sobretudo quando as obras citadas não caíram em domínio público.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!