quinta-feira

Bibliotecas publicas escolhem livros para seus acervos em todo o país


Mudando uma prática usual quando as bibliotecas publicas recebiam livros em pacotes fechados e cujos títulos eram decididos “burocraticamente” sem a participação das comunidades onde se localizam, esta iniciativa vai permitir que: “Bibliotecários e demais agentes que mediam a leitura assumirão, pela primeira vez, o protagonismo na escolha dos livros que seus leitores desejam ler”, diz o idealizador do projeto.

A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura (FBN/MinC), incluiu mais de dez mil títulos no Cadastro Nacional de Livros de Baixo Preço. 

Com isso, cerca de 2.500 bibliotecas públicas estaduais, municipais, comunitárias, rurais e pontos de leitura do país, inscritos no Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas, já começaram, desde a última sexta-feira (13/01), a escolher os livros preferidos por seus usuários.

A iniciativa faz parte do Programa de Ampliação e Atualização de Acervos das Bibliotecas de Acesso Público, criado em 2011 pela Biblioteca Nacional, com recursos de R$ 40 milhões. Com este orçamento, o maior feito pelo MinC na recomposição do acervo da rede de bibliotecas públicas do país, o Programa de Ampliação trouxe uma grande novidade, que foi a liberdade para a escolha dos livros que irão compor o acervo de cada biblioteca. 

Como ponto de partida, foi lançada uma lista de livros inscritos pelas editoras no Cadastro Nacional de Livros de Baixo Preço, cujo valor final de venda ao consumidor não ultrapasse R$ 10,00.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!