sábado

O que é conto, mesmo?


Estes são excertos do livro “O que é conto”, de Luzia de Maria, para a Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense. Se não leu, clique no link abaixo e dê um conferida.

Em princípio, o conto se caracteriza por ser uma narrativa curta, um texto em prosa que dá o seu recado em reduzido número de páginas ou linhas. Mas não seria um simplicionismo defini-lo apenas pelo tamanho? Não é bem isto. Ocorre, porém, que a forma conto apresenta como sua maior qualidade o fator concisão. Concisão e brevidade.

Assim o dado quantitativo é mera decorrência do aspecto qualitativo do texto. Curto porque denso. (...)

No Brasil, por exemplo, com a abertura representada pela proposta literária do Modernismo, tantas são as discussões acerca do que é ou não é conto, que o escritor paulista Mário de Andrade (1893-1945) — que tanto bebeu no universo mitológico popular para a criação do seu Macunaíma — começa o primeiro conto do livro Contos Novos "lavando as mãos", como se poderia dizer: "Tanto andam agora preocupados em definir o conto que não sei bem si o que vou contar é conto ou não, sei que é verdade".

Se quiser fazer o download, em PDF, clique em: O que é conto.

Obs. Se não tem programa para leitura em PDF, clique aqui a versão Adobe Reader (51,29MB) ou aqui, para o Sumatra, uma versão mais leve (4,20 MB), mas, que dá conta do básico, e baixe para o seu computador.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar
nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!