quinta-feira

'Leia Mais, Seja Mais’, programa do MinC para incentivar a leitura

.
Campanha de valorização da leitura será veiculada na TV, rádios e internet

Com o objetivo de fomentar e valorizar os hábitos de leitura e incentivar o uso das bibliotecas públicas, fui lançado ainda na administração da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, com o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim (02/08/12) a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais.

Os detalhes da campanha, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e terá em 2012 investimentos de R$ 373 milhões do Ministério da Cultura (MinC), serão apresentados numa cerimônia às 11 horas, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

O objetivo da campanha é tanto chamar a atenção para a leitura como uma atividade prazerosa quanto um caminho para o crescimento pessoal dos leitores. Voltada a públicos de todas as classes, mas principalmente para a C, D e E, onde concentra-se a maioria dos não-leitores no Brasil, Leia Mais, Seja Mais também busca estimular a prática da leitura nas famílias e entre jovens e adultos, faixa etária em que, segundo os estudos, há uma redução gradativa dos índices de leitura.(...)

O brasileiro ainda lê pouco

A mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, divulgada em março, aponta que, embora os indicadores de leitura tenham crescido bastante na última década, os brasileiros ainda leem pouco. Enquanto 88 milhões se declararam leitores, mais de 100 milhões apontaram diversas razões para não ler livros, entre as quais a falta de motivação.

Para o presidente da FBN, Galeno Amorim, ao mesmo tempo em que o governo precisa investir na construção e na reforma da rede de bibliotecas para melhorar o acesso gratuito aos livros e na formação de agentes para fomentar a leitura entre a população, é necessário desenvolver campanhas permanentes. 

“Valorizar a leitura no imaginário coletivo e chamar a atenção também para o seu papel social e no cotidiano das pessoas é um dos pilares fundamentais das políticas públicas do livro e leitura”, afirma ele.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar
nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!