segunda-feira

Ajude a escolher a bandeira para Antártica. Participe!

 .
Publicado em 14/11/2012 | Atualizado em 14/11/2012
A Antártica não tem uma bandeira oficial. A mais usada é essa, adotada em 2002 pela Organização do Tratado da Antártica. Agora, crianças são chamadas a desenhar suas próprias bandeiras. (imagem: Wikimedia Common) 
 
De que cor é bandeira da Antártica? Que desenhos tem? A resposta oficial é: nenhuma cor, nenhum desenho, pois a região não é uma nação e, portanto, não tem bandeira. Mas a resposta extraoficial é: da cor e com o desenho que for possível imaginar. Para comemorar o Dia Internacional da Antártica, 1º de dezembro, alunos de escolas de todo o mundo poderão sugerir e enviar bandeiras para o continente gelado.

A atividade ‘Bandeira do Dia da Antártica: da sala de aula para o polo’ é uma iniciativa da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (Apecs), que vai promover concursos de desenho em escolas interessadas em participar das comemorações do Dia da Antártica.

A proposta é que os professores encorajem os alunos a desenhar suas versões da bandeira do continente com base nos conhecimentos que têm sobre o ambiente. As melhores bandeiras serão selecionadas pela própria escola, escaneadas e enviadas por e-mail para a Apecs.

Não existe limite para quantidade de bandeiras e todas elas serão levadas por pesquisadores para Antártica e lá hasteadas. Depois, as escolas vão receber uma filmagem da exibição das bandeiras. As bandeiras serão levadas por pesquisadores para Antártica e lá hasteadas.

“Nosso principal objetivo é despertar o interesse entre a comunidade em geral, alunos e professores pela ciência polar”, explica Erli Schneider Costa, presidente da Apecs Brasil. “O Continente Antártico representa 10% do nosso planeta e abriga 70% da água doce do mundo. Lançando essa atividade, divulgamos o conhecimento que temos sobre esse ambiente singular, que, apesar de distante, influencia diretamente o nosso clima e o clima de todo o mundo.”

As bandeiras produzidas no Brasil também serão expostas durante o III Workshop da Apecs-Brasil, em 2014. Além disso, alguns dos desenhos vão ser escolhidos para ilustrar materiais de divulgação, como calendários e cartões postais.

As escolas interessadas em participar devem enviar um e-mail para apecsbrasil@gmail.com antes do dia 01 de dezembro.

Sofia Moutinho
- Ciência Hoje On-line

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar
nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!