sábado

Os cinco livros que todo mundo deveria ler em 2016, segundo o Bill Gates

.

Já se tornou um hábito, ou uma praxe anual, este do Bill Gates divulgar ou sugerir uma lista de livros, segundo ele, imprescindíveis, aos quais ele atribui um dos fatores responsáveis pelo seu sucesso. 

Sabe-se que ele é muito chegado em livros, tanto é que publica um blog/site onde só trata deste tema, livros. É o GattesNotes, onde você pode encontrar outras sugestões, as anteriores, já que esta lista abaixo ele recomenda que você leia em 2016, mas, como vai ver, nem todos, estão disponíveis em português.

Claro que é um gosto bem pessoal, mas é sempre uma boa referência, sobretudo se você é da área, pois ele sempre indica algo em matemática ou ciências, embora não se limite a estas obras tão específicas.

 “Sveneves”, de Neal Stephenson

Nesta ficção científica, a Lua explode e deixa os seres humanos em pânico. Assim, o mundo se une para tentar sobreviver à chuva de meteoros apocalíptica que pode acabar com a vida na Terra enviando diversas naves especiais para fora do planeta. Segundo Bill Gates, a obra conta com detalhes superespecíficos sobre tecnologia espacial e essa foi a primeira ficção que o fundador da Microsoft leu em mais de uma década.
Ainda não há publicação dessa obra em português.

“How Not to be Wrong”, de Jordan Ellenberg

O livro explica como a matemática atua no nosso dia a dia sem que sequer percebamos. Ele pega situações comuns e as utiliza como base para inserir todo tipo de conhecimento matemático que possa estar envolvido com aquilo em uma linguagem extremamente acessível. A conclusão do livro, segundo o autor, é que “fazer matemática é, de uma só vez, ser tocado pelo fogo e estar cercado pela razão”.

A versão brasileira foi lançada pela editora Zahar e chama-se “O Poder do Pensamento Matemático”.

“The Vital Question”, de Nick Lane

"Energia é o centro do enigma". É isso que o autor afirma nessa obra, que diz que se entendêssemos melhor sobre como a energia funciona, seríamos capazes de compreender a origem da vida e como tudo se tornou tão complexo com muito mais facilidade. Nick Lane também diz que as mitocôndrias das células poderiam ter um papel crucial no combate ao câncer e à desnutrição. Correto ou não, suas especulações podem nos levar muito longe.

Ainda não há publicação dessa obra em português.

“The Power to Compete”, de Ryoichi Mikitani e Hiroshi Mikitani

Essa obra trata-se de um diálogo entre os autores, pai (já falecido) e filho, ambos economistas, e o segundo, fundador da empresa Rakuten. Eles tratam, entre outras coisas, do motivo pelo qual as imensas empresas japonesas dos anos 1980 perderam tanto espaço no mercado para seus concorrentes chineses e sul-coreanos. Bill Gates afirma que não concorda totalmente com todos os pontos citados no livro, mas que ele é cheio de ótimas ideias sobre o assunto e "apresenta uma visão inteligente do futuro de um país fascinante, o Japão".

Ainda não há publicação dessa obra em português.

“Sapiens: A Brief History of Humankind”, de Yuval Noah Harari

Em apenas 400 páginas, o autor descreve toda a história da humanidade e como hoje em dia grandes tecnologias como a inteligência artificial e a engenharia genética, por exemplo, vão nos mudar no futuro. A afirmação de que os humanos eram melhores antes de começarem a dominar a agricultura não agradou muito a Bill Gates, mas, ainda assim, a obra é um ótimo panorama histórico e analisa bem o amanhã da nossa espécie.

A versão brasileira foi lançada pela editora L&PM e chama-se “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”.

Com informações de tecmundo

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!