sexta-feira

O livro que fiz – encadernei... Usando o método artesanal/tradicional

.
Eu ‘fiz um livro’. É, sua parte ‘física’. A ideia era fazer um ‘super caderno’ para que minha irmã menor usasse como um diário.

O processo foi o mesmo de montagem/construção de um livro no método tradicional. Acabei costurando alguns cadernos convencionais e montando um “livro” grosso, com capa dura e tudo o mais que tinha direito, para a iniciação de minha irmã em seu diário.

Na sequência eu restaurei um livro de poesias: Antologia da poesia colonial, lá de casa, que estava meio desmontando.

Digo na sequência porque foi preciso fazer um suporte de madeira para conseguir “costurar” os cadernos soltos daí aproveitei e recuperei – refiz a ‘costura’ – os cadernos soltos do livro.

Vendo um “costurador” – imagem acima –, agora, nessa pesquisa na internet me lembrei do meu passeio na tal da encadernação.

O detalhe é que eu mesmo fiz o ‘costurador’ usando minhas ‘habilidades’ de ‘marceneiro amador’. (eu era 'moleque', menino)

Achei o 'como fazer' em um livro que encontrei em uma biblioteca perto de casa, onde eu era ‘habituée’.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!