sexta-feira

As megastores estão acabando com as livrarias

.
O numero de livrarias vem se reduzindo no Brasil, embora a venda de livros esteja aumentando junto com os índices “per capta” de leitura  ou de  livros lidos, inclusive com vendas expressivas na internet.  

Leia: “Índice de leitura dos brasileiro aumenta e mulheres se destacam como maiores leitoras”

Grandes redes de livrarias nacionais são hoje
controladas por grupos editoriais europeus e norte-americanos, e a sua face mais visível são as megas lojas nos shoppings que passaram de livrarias propriamente dito, para centros de entretenimento, onde além do livro, pode-se “degustar” o café, revistas, CDs, DVDs, produtos de papelaria e outras atrações.

O filme: ”Mensagens de Amor”, com Meg Ryan e Tom Hanks, ilustra bem o fenômeno: livrarias x megastores com a falência da livraria e domínio da última, ganha-se em escala e perde-se em qualidade no atendimento.

Nas livrarias, em principio, o atendimento é personalizado, geralmente feito por alguém que sabe do que esta falando e fazendo, enquanto nas megas lojas nos shoppings, o vendedor poderia muito bem estar trabalhando em outra loja qualquer, e o suporte do terminal de computador “agiliza” o atendimento.

Talvez devêssemos voltar a frequentar, e a comprar, nas livrarias convencionais que bem sabemos onde se encontram. Seria um estímulo a sua manutenção e à diversidade de oferta, onde pode-se muito bem se construir uma relação mais pessoal e garantir com isso mais conforto e qualidade, porque comprar livro é antes de tudo um grande prazer. (re)

O que você acha da idéia? Faça um comentário e dê a sua opinião!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Adorei seu blog, seus textos são ótimos, parabéns!
    Já estou te seguindo, me siga tbm: psicopati.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pati!

    Bom que tenha gostado. Agradecemos muito.Tambem gostei do seu blog e já comecei a seguir para acompanhar as suas atualizações.

    Bjs

    ResponderExcluir

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!