sábado

Dilma lamentou a morte de Ivan Lessa e comentou seu legado

Leia abaixo a íntegra do telegrama:
    “Ivan Lessa foi um escritor indomável. Foi irônico, mordaz, provocador, iconoclasta e surpreendentemente lírico – acima de tudo brilhante no trato com as palavras. Sua contribuição à resistência democrática está registrada nas páginas do Pasquim, um espaço de liberdade e crítica que Ivan e seus companheiros souberam abrir, com humor e astúcia, para toda uma geração de brasileiros, num momento em que isso parecia impossível. O Brasil perde um de seus cronistas mais talentosos.”
O escritor e jornalista que trabalhou nos últimos anos para a BBC, em Londres e faleceu no último dia 08/06/12, por problemas respiratórios.
Além dos textos para a empresa britânica, Lessa também colaborava com publicações brasileiras, como as revistas "Playboy "e "Piauí".  Foi um dos fundadores do extinto jornal "O Pasquim", célebre por sua resistência no período da ditadura militar. Ali, com o amigo e cartunista Jaguar, criaram o rato Sig, brincadeira com o psicanalista Sigmund Freud a partir da anedota "Deus criou o sexo, e Freud, a sacanagem". O ratinho virou um dos símbolos do Pasquim.
Filho do escritor Orígenes Lessa, foi autor de: Garotos da Fuzarca 91986), de contos; “Ivan Vê o Mundo” (1999), coletânia de crônicas para a BBC: “O Luar e a Rainha” (2005), de crônicas, e “Eles foram para Petrópolis” (2009), coletânia de correspondência - e-mails - com o jornalista Mario Sérgio Conti.

Com informções do Blog do Planalto

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar
nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!