domingo

Já não se lê pelas ruas como antigamente. Participe da ‘pesquisa’!

.
Eu moro em uma cidade ‘grande’, algo em torno de um milhão de habitantes, muitas faculdades, inclusive duas grandes universidades, embora, acredite se quiser, tem apenas uma Biblioteca Pública, “sofrível”. É verdade!

Tem um acervo pequeno para ‘ser’, praticamente, a única – e deve ser bem antigo e/ou desatualizado – embora funcione em um prédio gigante e bem ‘equipado’, ou, ao que parece, com uma boa infra-estrutura física.

Quando apareço por lá, o que vejo são estudantes, acho, não muitos, usando uma sala onde parecem fazer algum trabalho escolar. A parte de empréstimos está meio às moscas, e nas vezes em que fui tomar um livro emprestado eu era o único no tal balcão de empréstimo.

A maior sala do prédio, na parte de aceso ao público, é bem grande, tipo uma quadra de esporte regular, só que mais larga, cheia de mesas e cadeiras. O estranho é que nas vezes em que passo por ela para acessar a sala de periódicos – tem o jornal local, um da capital e um monte de revistas velhas – ela, a sala, está com 3,4 mesas ocupadas, só que por pessoas usando seus notebooks e coisas do gênero, se aproveitando da rede wi-fi que rola por lá. Até hoje não sei ao certo para que serve aquela sala monumental. Talvez no passado...

Tem, também, uma sala com computadores, quase sempre cheia.

Bem, as minhas introduções costumam ser assim. Uma intenção: rápida e sucinta, e o relato do fato, longo e imprevisível.

É que queria uma introdução para um artigo onde ia expor uma ideia que tive de anotar a cada mês a quantidade de pessoas que vejo com livros, lendo, pela cidade.
Neste mês, já vamos para o dia 21 e vi apenas uma garota.

Minha ‘estatística’ não vai ser lá estas coisas, já que não sou – como poderia dizer? – tão ‘rueiro’ assim.

Vou fazer isso todo mês – 'minha' triagem –, e relatar o resultado da pesquisa/observação aqui, de alguma maneira. Entretanto, se rolar um fenômeno... Meio que inusitado de muitos casos, para o padrão que tenho observado, farei a antecipação dos dados.

Na apresentação da cidade eu enfatizei a biblioteca por motivo óbvio, já que sua função seria o fomento da leitura junto à população, não é verdade?

Se você quiser participar desta ‘ideia’, pode relatar/partilhar, ou “atestar”, suas observações em um comentário.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!