Claro que ‘nós’, que mantemos blogs/sites, não só
de política ou informação, tem o hábito de fazer isso: checar as fontes e a veracidade
do que se nos apresenta à frente como notícia, não é verdade? Entretanto, não
custa dar uma olhada nestas sugestões abaixo que dão uma grande força neste
processo.
Mas, não é uma dica/recomendação apenas para os
‘profissionais’, você, que ‘milita’ nas redes sociais, também deve se ater a
estas precauções para não endossar a mentira, a falácia e a manipulação dos
corações e mentes de internautas e usuários a titulo de notícia e informação.
Confira!
"Quatro regras básicas para
profissionais e amadores
Craig Silverman, fundador do badalado
site BuzzFeed e
um dos membros do coletivo jornalístico First Draft (Primeiro
Rascunho) selecionou quatro regras mínimas para que um profissional possa lidar
com a diversidade e quantidade de dados, fatos e eventos publicados diariamente
na internet e que precisam ser verificados rotineiramente para evitar a
disseminação de boatos, rumores e falsidades.
As regras são as seguintes:
– Verifique a biografia da
pessoa que compartilhou a informação, ou a fonte, no jargão jornalístico.
Confira se outras pessoas compartilharam o mesmo dado, fato ou evento, e quem
são estas pessoas. Se for um documento, verifique a autenticidade e
antecedentes da organização, empresa ou governo que distribuiu o material.
Procure, principalmente, identificar a origem do documento, vídeo, áudio ou
declaração, porque na internet é muito comum a alteração do material original
por acréscimos, adulteração ou eliminação.
– Verificação de imagens:
é um procedimento mais complexo, principalmente diante da frequência do uso de
softwares como Photoshop para adulterar ou maquiar fotografias. Os
programas Tiny
Eye e Google
Reverse Image Search são essenciais para identificar a
imagem original e descobrir possíveis alterações. Imagens antigas podem
consumir algum tempo para checagem, mas as mais novas podem ser rapidamente
autenticadas.
Leia também:
– Verificação de identidades:
é essencial para estabelecer as relações de uma pessoa dentro da internet.
Submeta o nome da pessoa às principais redes sociais e verifique os dados
publicados. Peste atenção especialmente às informações inseridas no perfil
pessoa. Um programa que pode ajudar nesta pesquisa é o Storyful Multisearch.
– Pesquise informações e
notícias similares: Que pessoas ou instituições estão informando sobre o
mesmo tema de sua noticia ou reportagem. Verifique quais as fontes que estão
usando. Cheque palavras chaves do tema para identificar artigos ou documentos
similares. Quando pessoas e instituições consideradas confiáveis citam as
mesmas fontes isto é um forte indício de autenticidade.
Para Craig Silverman, esta checagem
sumária consome entre cinco a dez minutos e, caso se transforme numa rotina,
evitará muitos contratempos na produção de conteúdos jornalísticos. Ele deve
ter muita experiência em lidar com informações de origem duvidosa porque o
site BuzzFeed trabalha basicamente com notícias originárias de
blogs e páginas pessoais.
No jornalismo na internet, a checagem
de fatos, dados e identidades passou a ser um comportamento quase obrigatório
entre os profissionais dado o número cada vez maior de material não confiável
que circula pelas redes sociais virtuais e também em páginas informativas que
não seguem padrões mínimos de verificação.
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