sábado

Tragédia literária. O Melville escreveu Moby Dick e arruinou sua vida de escritor notável


E ai, leu o Moby Dick? É, o da baleia, lá na sua infância. Eu li! E, é claro, gostei muito, mesmo. Tinha tudo o que um garoto como eu aficionada por aventuras gostava. Gostava não, delirava!

Pois é, fiquei sabendo depois de grande que um ‘dos livros’ de minha infância, até de minha iniciação, acabou provocando esse destino literário trágico para o seu autor.

É uma pena que ele não tenha vivido para ver o seu ‘rejeitado’ ser considerado hoje, “o livro”, “o romance”, o ‘Grande Romance Americano’.

Mas, ainda dá tempo! Se não leu, vale à pena dar uma conferida!

"Escreveu Moby Dick e arruinou tudo

Moby Dick, a baleia branca, o romance épico de Herman Melville (1819–1891), era para garantir a sua fama. Em vez disso, afundou sua carreira.

Melville tinha tudo o que um jovem autor poderia sonhar. Com a idade de 30 anos, tinha viajado pelo mundo e escrevera cinco livros, incluindo dois best-sellers.

Encontrava-se casado com a filha de um juiz proeminente e possuía uma casa bonita. Era paparicado pelos literatos. E estranhos lhe pediam autógrafos.

Então, ele escreveu Moby Dick e arruinou tudo.

Hoje, o livro é muitas vezes festejado como o Grande Romance Americano. DH Lawrence definiu-o como "um dos livros mais estranhos e maravilhosos do mundo".

Mas, no tempo de Melville, foi um fracasso total. Os leitores não podiam compreender a sua narrativa difícil. Críticos o consideraram os delírios de um louco.

Quando Melville tentou consertar a sua imagem com um romance de continuação, intitulado Pierre, as avaliações foram igualmente brutais e o novo trabalho cimentou a sua reputação como um lunático. Com apenas 33 anos, Melville estava acabado.

Ao morrer, em 1891, com a idade de 72 anos, as pessoas ficaram chocadas. Não porque ele faleceu, mas porque pensaram que ele estava morto há décadas.

Levaria meio século para que um acadêmico ressuscitasse o legado de Melville.

Fonte Blog do PG

     Obs. A história é real, como pode conferir no texto aqui.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!