quarta-feira

Leitura no Brasil. Uma questão de olhar e de boa vontade

As últimas pesquisas feitas pelo Instituto Pró-Livro (2007 – 2008), e divulgada em 2009, mostra o crescimento do número de leitores e de livros lidos no país, como comentamos em artigo que você no final do texto.

A mídia (grande) que, de alguma maneira, tenta penalizar ou atribuir culpa ao governo atual, disse em manchete à época, que no país exitem 77 milhões de não leitores e, só no texto, os 95 milhões de brasileiros leitores. É como aquela estoria do copo quase cheio ou meio vazio: se não é má intenção, é pessimismo puro.

Claro que precisamos melhorar e aumentar mais ainda os 95 milhões de leitores e os 4,7 livros lidos por ano e, para isso é necessário um “mutirão” cívico que envolve os pais, professores e os governos nas três instâncias: municipal. estadual e federal.

E você? Faça a sua parte! Está provado que, como pode ler no artigo: “Ajudando a criança a adquirir o hábito e o prazer da leitura," a iniciação à leitura é feita na infância e pelo pais, só depois entram os professores e a escola.

Portanto, filhos, sobrinhos, vizinhos estão abertos à sua intervenção, e ajudá-los a desenvolver o interesse e o prazer pela leitura, é um presente de valor inestimável que pode dar.

E por falar em presente. O livro é sempre um opção interessante e inteligente para qualquer idade.

Leia artigos relacionados:

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!