segunda-feira

A escola e a educação do seu filho estão ruins? Você, também, pode ser culpado

.
É quase um lugar comum, “meter o pau” na educação, nas escolas e, de quebra, nos professores. Entretanto, como na historia do macaco que senta no próprio rabo e fica falando do rabo do outro, geralmente, não temos lá grande autoridade para reclamar e/ou atribuir culpa ou responsabilidade a quem quer que seja.

 "Professor carregando a culpa"
 
Claro que as escolas e a educação deixam a desejar, e mesmo quando boas, podem – e devem – melhorar. Entretanto, sempre que temos um problema de difícil solução, o normal é encontrar um culpado, um “bode expiatório.
No caso, preferencialmente, o professor. Antes de optar pelo mais fácil, atribuir culpas, confira se você – pai ou mãe – está fazendo a sua parte no processo de educação de seu filhos:
  • Acompanha as lições de casa e demonstra interesse, diário, sobre o que rolou na escola do seu filho? Isso pode melhorar o seu desempenho em até 80%;

  • A leitura é fundamental. Dá o exemplo, lendo livros ou mesmo revistas, jornais ou mesmo quadrinhos, perto dos seus filhos?

  • Estabeleceu um ritual, em casa, de leitura e/ou de contar histórias antes de dormir para os filhos pequenos?

  • Propicia um ambiente cultural e estimulante, levando-os a atividades culturais como museus, cinema, teatro, shows, exposições, festas populares etc.?
Se você faz isso e mesmo assim o desempenho de seus filhos não é dos melhores, você pode sim, atribuir culpas e/ou responsabilidades. Antes não!     (RE)

 Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!